quinta-feira, 9 de julho de 2015

CÂNCER DE BOCA E SEXO ORAL

O que é Câncer de boca?

São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O fumo e o álcool lideram o ranking dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Em segundo lugar, e crescendo em escala assustadora, está a prática do sexo oral desprotegido. Mesmo a saúde disponibilizando a vacina para meninas, as quais muitas não tomam, o número de incidência de câncer oral por HPV (o mesmo responsável pelo câncer de útero) tem aumentado muito. Isso remete ao pensamento de que os meninos também deveriam ser vacinados pela saúde pública.

Outros fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

Quais os sintomas da doença?

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.


Portanto, seja consciente, faça sexo com segurança e visite um odontologista regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário