quarta-feira, 29 de julho de 2015

EVITANDO O CÂNCER

O CÂNCER É COMUM NOS NOSSOS DIAS?

Sim. Metade do total de homens e um terço do total de mulheres irão desenvolver câncer em algum momento de suas vidas.
No Brasil, segundo a Fundação do Câncer, essa patologia é a segunda maior causa de morte por doença, com mais de 500 mil novos casos por ano.

Hoje, no mundo todo, milhões de pessoas vivem com câncer ou já tiveram câncer. O risco de desenvolver vários tipos de neoplasias pode ser reduzido com mudanças no estilo de vida de uma pessoa, por exemplo, não fumar, limitar o tempo de exposição ao sol, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável e evitar estresse.
Por que estresse?
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, publicado no site da revista Nature, afirma que o estresse pode emitir sinais que fazem com que células desenvolvam tumores (artigo publicado na revista ÉPOCA).
Uma das formas de vencer o estresse é através de mudanças de hábito. Afastar-se de atividades e circunstâncias que o deixem sobre pressão e submeter-se às terapias alternativas como a massoterapia terapêutica e relaxante, as quais promoverão a sensação de bem estar físico e mental para ter uma melhor qualidade de vida.Por Jefferson Luiz

CÂIMBRA NA PANTORRILHA


Como prevenir e o que fazer?


Ela pode aparecer na hora em que você menos espera, ou seja, não só durante atividade física, caminhando, andando, mas até mesmo dormindo. E como incomoda, não é mesmo? Só quem já passou por isso para saber.

Cada vez mais pessoas se dedicam a fazer alguma atividade física para fugir do sedentarismo e melhorar a saúde. Isso é muito bom. No entanto, a prática dessas atividades regulares associadas com a alimentação adequada (não é abstinência de alimento como muita gente faz com objetivo de perder peso) e uma boa hidratação antes e após os treinos, são pontos favoráveis para evitar as câimbras. 

Também vale lembrar a importância de possuir bom condicionamento físico e fazer alongamentos diários, bem como antes e após os treinos, mesmo que seja uma simples caminhada no quarteirão de casa, na praia, no parque, no bosque, etc.

O consumo de banana é um bom aliado, pois essa fruta é rica em potássio e carboidratos.

Em geral, essa contração involuntária do músculo não necessita de tratamento. Quando isso acontecer, force ainda mais a contração muscular por alguns poucos segundos até que a dor desapareça ou, pelo menos, diminua. Como fazer:

Fique sentado e com a pernas esticadas, peça para alguém empurrar a ponta dos dedos dos seus pés para baixo por alguns segundos. Quando diminuir a dor, massageie o local de maneira que fique aquecido e proceda alongamentos leves, com a perna afetada bem esticada, puxando a ponta dos pés em sua direção a ponto de sentir repuxar a pantorrilha (Figura 01):

Figura 01

Ainda, pode ser feito o alongamento da seguinte forma:
Apoie-se com as mãos em uma parede, mantenha uma das pernas flexionada e outra estendida de modo a criar uma posição de alavanca de apoio contra a parede.- Posicione a distância dos pés a uma distância aproximada ao tamanho do seu quadril.- Mantendo as costas retas, leve o quadril levemente para frente mantenha os pés totalmente apoiados no chão, sentindo um alongamento na panturrilha (Figura 02). 
Figura 02


- O peso do corpo deve ser distribuído para os calcanhares e os ombros devem estar relaxados. Fique nesta posição por 30 a 60 segundos e repita o procedimento com a outra perna.Variação: Caso esteja ao ar livre, o mesmo poderá ser feito com as mãos apoiadas no joelho da perna flexionada.







Vale lembrar também que uma boa massagem com terapeutas especializados ajuda muito na prevenção.
Jefferson LuizMassoterapeuta

sábado, 11 de julho de 2015

Massagem alivia dor de cabeça e estresse

Neste mês a Saúde Terapia Corporal estará dando um desconto de 30% em todas as terapias.
Não fique de fora dessa.
Pense mais em você.
Agenda uma visita.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

CÂNCER DE BOCA E SEXO ORAL

O que é Câncer de boca?

São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

O fumo e o álcool lideram o ranking dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Em segundo lugar, e crescendo em escala assustadora, está a prática do sexo oral desprotegido. Mesmo a saúde disponibilizando a vacina para meninas, as quais muitas não tomam, o número de incidência de câncer oral por HPV (o mesmo responsável pelo câncer de útero) tem aumentado muito. Isso remete ao pensamento de que os meninos também deveriam ser vacinados pela saúde pública.

Outros fatores de risco são a falta de higiene bucal e a alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente em vitamina C. A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolvimento do câncer do lábio.

Quais os sintomas da doença?

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.


Portanto, seja consciente, faça sexo com segurança e visite um odontologista regularmente.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

massagem X trombose

Por que paciente com trombose não pode receber massagem?  

Um paciente que tenha trombose inspira bastante cuidado. 

Não se deve, em hipótese alguma, fazer massagem nesses pacientes. Os trombos (que são algo parecido com sangue coagulado aderido às paredes das veias), podem se soltar com os movimentos da massagem, pois as manobras também estimulam a circulação do sangue. Quando eles se soltam, (passam a se chamar êmbolos") e vir parar no coração e do coração ir para os pulmões. Aí o paciente passa apresentar dificuldade para respirar, dor no tórax, redução na saturação de O2, instabilidade hemodinâmica e óbito. 

Faça uma boa anamnese antes de atender teu cliente. Assim você estará realmente zelando pela saúde dele.


Cuidado ao escolher o terapeuta. O barato pode sair caro.


MASSAGEM CARDÍACA

SUA ATITUDE PODE SALVAR VIDAS



quinta-feira, 2 de julho de 2015

MASSAGISTA OU MASSOTERAPEUTA?

A profissão de Massagista é reconhecida desde 05 de outubro de 1961, através da Lei Federal 3.968, que DISPÕE SOBRE O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DE MASSAGISTA. Sendo que muito antes, em 10 de dezembro de 1945, o Decreto-Lei 8.345, DISPÕE SOBRE HABILITAÇÃO PARA EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO MASSAGISTA. Esse reconhecimento é anterior ao de diversas outras profissões da área da saúde, tais como: Fisioterapia, Psicólogo, Profissional de Educação Física, Enfermagem etc. Infelizmente a lei que regulamenta a profissão de massagista está desatualizada, porém, continua regulamentada. Ainda, porque, a maioria das leis que regulamentam as profissões, principalmente as da área da saúde, estão desatualizadas, devido as mudanças nas visões da sociedade, desde o final do século passado até os dias atuais. Hoje temos novas concepções centradas no holismo, onde o indivíduo é visto dentro de uma abordagem psicobioespiritual (corpo, mente e espírito). Devido a ligação ao termo MASSAGISTA a outras atividades de cunho sexual, ou seja, prostituição propriamente dita, muitos profissionais da Massagem se auto-denominam MASSOTERAPEUTAS. Porém é importante lembrar que a profissão é de MASSAGISTA, regulamentada em nosso pais através de uma lei federal. Enquanto MASSOTERAPIA é o uso da MASSAGEM como TERAPIA. Logo, o MASSOTERAPEUTA é o indivíduo que sendo MASSAGISTA profissional, faz uso da massagem com fins terapêuticos. Como a profissão de MASSAGISTA já é regulamentada, por lei federal, é necessário fazer modificações nesta lei, contextualizando-a com os dias atuais. Nenhuma outra atividade terapêutica holística é regulamentada como profissão. Nem mesmo a ACUPUNTURA, que é somente reconhecida como prática complementar em diversas profissões da área da saúde, através de resoluções dos seus conselhos de classe, que por sua vez se limitam aos seus registrados em caráter profissional. Como o MASSAGISTA é um profissional amparado por lei federal e a massagem é seu instrumento de trabalho, é obvio, que outros profissionais, sem habilitação em massagem, mesmo da área da saúde, não tenham o direito do exercício profissional como MASSAGISTA.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

A  GESTANTE E A MASSAGEM  
Já fui perguntado várias vezes sobre a possibilidade de uma gestante receber massagem.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto e, por essa razão, resolvi esclarecer o assunto neste blog.
É seguro para uma gestante receber massagem?

SIM. Ainda, porque, uma boa massagem durante a gravidez pode ser uma ótima pedida para aliviar aquela chata dor nas costas ou na região lombar, fato esse ligado às mudanças bruscas no corpo da mulher, alterando o seu centro de gravidade. Também proporciona a liberação de endorfinas, as quais são responsáveis por aquela tão agradável sensação de bem-estar e trabalha as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial.
Além de fortalecer o corpo e preparar a futura mamãe para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua diretamente no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável.
Mas devemos levar em conta alguns fatores muito importantes:
o   O tipo de massagem
É de primordial importância que a massagem seja adequada à situação da gestante. Ou seja, massagens do tipo relaxante, drenagens linfáticas que anemizam o inchaço, massagem crâneo-facial, etc, evitando pressões em pontos que possam por em risco a saúde da mulher e do bebê que está esperando.
o   A qualificação e experiência do terapeuta que aplicará a massagem
Para que o procedimento realmente tenha todos os benefícios sem causar problemas, procure uma massagista com experiência de trabalhar com grávidas, bem como, bom conhecedor da anatomia humana.
o   Macas ou cadeiras ergométricas seguras
Equipamentos que ofereçam segurança e sejam próprios para o procedimento terapêutico. Nada de improviso ou adaptações.
o   Ambiente agradável
Um local próprio para a aplicação das massagens, bem como a sua limpeza e higienização também deve ser levado em consideração.
Daí vai uma boa dica: investigue se o local que você escolheu oferece massagens especificamente para gestantes, o que costuma indicar que os profissionais dali têm treino e experiência no assunto.
o   Produto a ser utilizado, como óleos e cremes.
Esse é um ponto tão importante e que está diretamente ligado à escolha do profissional escolhido para aplicar a massagem. O terapeuta deve ter conhecimento suficiente sobre qual produto utilizar, pois alguns óleos essenciais podem fazer mal devido à alta concentração de substâncias absorvidas pelo corpo durante o procedimento. Esses óleos essenciais utilizados para efetuar as manobras nada mais são do que óleos extraídos de plantas e, partindo disso, nem toda planta é indicada para grávidas. Uma vez dentro do organismo, esses componentes funcionam do mesmo modo que remédios ou drogas, ou seja, podem passar da sua corrente sanguínea para a placenta e chegar ao bebê.

Também é importante que a gestante informe ao terapeuta se tiver áreas mais sensíveis pelo corpo ou partes que causam desconforto. Isso fará com que o profissional providencie a colocação de travesseiros e apoios laterais.

Vale lembrar que ficar muito tempo deitada de barriga para cima não é aconselhável no final da gravidez, tanto por causa do risco de dor no nervo ciático, como de pressão sobre a veia cava, que pode causar mal-estar.

A paciente também deve informar ao profissional sobre estar sentindo enjoo, o que levará o terapeuta a usar loções, óleos ou cremes sem cheiro. Isso fará com que se possa curtir a massagem em paz.
Converse com outras grávidas para saber como elas estão fazendo para cuidar do corpo na gravidez.
Mas quero deixar claro que a massagem durante a gravidez não substitui o cuidado pré-natal, mas soma-se a este para ajudar a mulher a lidar melhor com a gravidez e a iniciar a estruturação de sua identidade de mãe para quando a criança chegar, reduzindo, as chances de se desenvolver os chamados “O Baby Blues” que é uma alteração transitória no humor da mãe que atinge de 50% a 80% das mulheres logo após dar à luz.
Jefferson Luiz
Massoterapeuta
(41) 9678-4666
Caso queira esclarecer mais dúvidas, mande-nos um e-mail para saudeterapiacorporal@gmail.com ou visite nossa página no facebook: https://www.facebook.com/saudeterapiacorporal