Você sabia que a "dor no pescoço" pode causar um conjunto de sintomas como a tão conhecida dor de cabeça?
Quero falar com vocês hoje sobre alguns sintomas causados em razão de pontos de tensão no músculo esternocleidomastóideo, um importante músculo do pescoço que tem como função principal controlar e monitorar a posição da cabeça no espaço, mantendo o equilíbrio e ajudar a inalação por levantar a caixa torácica.
Inserção Superior: Processo mastoide e linha nucal superior
Inserção Inferior: Face anterior do manúbrio do esterno junto à face superior e borda anterior
do 1/3 medial da clavícula
Inervação: C2, C3 e parte espinhal do nervo Acessório (11º par craniano)
Ação:
Fixo Superiormente: Ação Inspiratória
Fixo Inferiormente:
do 1/3 medial da clavícula
Inervação: C2, C3 e parte espinhal do nervo Acessório (11º par craniano)
Ação:
Fixo Superiormente: Ação Inspiratória
Fixo Inferiormente:
Contração Unilateral: Flexão, Inclinação Homolateral e rotação com a face virada para o lado oposto
Contração Bilateral: Flexão da Cabeça.
Este grupo muscular pode conter até 7 pontos gatilhos: a divisão esternal tem tipicamente 3-4 pontos de gatilho espaçadas ao
longo do seu comprimento, enquanto a divisão clavicular tem 2-3 pontos
de gatilho.
Normalmente, ambas as divisões têm os referidos pontos ativados simultaneamente, e podem passar rapidamente para o lado oposto do pescoço.
Além de dor de cabeça, estes pontos gatilhos também podem produzir sintomas diversos que parecem não ter nada a ver com o pecoço, como tosse seca,
dor de garganta, dor sinusal, lacrimação excessiva, distúrbios visuais ,
desmaios e tontura/vertigem.
- Dor de cabeça de tensão: Muito comum, mas debilitante, a dor de cabeça que é normalmente atribuída a tensão muscular percebido no pescoço e músculos cranianos. A duração destas dores de cabeça pode variar entre 30 minutos e vários dias, e pode ocorrer diariamente nos casos crónicos.
- Dor de cabeça: Os pontos-gatilho do esternocleidomastóideo podem produzir muitos dos sintomas associados à enxaqueca não-aura, tais como distúrbios visuais, sensibilidade muscular e unilateral dor de cabeça (unilateral).
- "Ressaca": A desidratação causada pelo consumo excessivo de álcool pode ativar pontos de gatilho nos músculos deste grupo muscular e trapézio e produzir esta temida dor de cabeça.
- Neuralgia Facial: Dor nas regiões bochecha, mandíbula, e do templo.
- Dor de garganta e dor ao engolir: O ponto de disparo do meio na divisão esternal pode produzir dor na base da língua que dificulta e deixa sensação dolorosa para engolir.
- Distúrbios visuais: Os pontos-gatilho na divisão esternal comumente produzem visão turva, visão dupla, e um escurecimento da intensidade da luz percebida.
- Problemas oculares como a ptose adquirida (queda da pálpebra superior), lacrimejamento dos olhos excessiva e/ou vermelhidão de um ou ambos os olhos.
- Testa Suando: suando de um lado da testa, acima do olho.
- Tontura e vertigem: tonturas ao mover a cabeça, como levantá-la para virar na cama ou quando inclinando-a para trás para olhar para algo acima. Enjôo ao andar de carro e, também, movimentos rápidos da cabeça pode causar desmaios e/ou náuseas.
- Deficiência Auditiva: Os pontos-gatilho na divisão clavicular pode causar surdez moderada ou dor de um ouvido.
- Superior Dor Torácica: O ponto de disparo menor na divisão esternal pode se referir a dor na região superior do tórax.
CAUSAS DE ATIVAÇÃO DOS PONTOS GATILHOS DO ESTERNOCLEIDOMASTÓIDEO
A ativação dos pontos
de gatilho deste grupo muscular é freqüentemente causada pela atividade
de ponto de gatilho no músculo trapézio, ou seja, caso os pontos de
gatilho do trapézio são deixados sem tratamento por um longo período. Ambos os grupos musculares podem ser sobrecarregados por estressores físicos e comportamentais semelhantes, que incluem:
- Um acidente de carro pode colocar pressão extraordinária sobre os músculos de SCM como eles contrair para controlar o movimento para trás violenta da cabeça.
- Sobrecarga de trabalho: Atividades que exigem um olhar para cima por longos períodos de tempo, como pintar o teto, pode esticar os músculos do pesçoco.
- Posição errada de dormir: dormir com a cabeça flexionada para a frente porque o travesseiro é grande (ou usando dois travesseiros), ou com a cabeça virada, pode colocar pressão sobre estes músculos.
- Tosse crônica: O SCM pode ser sobrecarregado, levantando várias vezes no peito e caixa torácica durante a inspiração ao tossir.
- Colarinho apertado: pressão física de uma gravata apertado ou colar pode irritar estes pontos de gatilho.
- Mancar: mancando em um pé por longos períodos pode sobrecarregar o esternocleidomastóideo por ele tentar compensar o tronco de inclinar-se e manter o nível de olhos.
Tratamento
Uma vez localizandos esses pontos, deve-se trabalhar cuidadosamente para liberá-los, pois há uma proximidade
com muitos vasos sanguíneos e nervos na região do pescoço.
Devido a isto, a aplicação de pressão direta é limitada e requer conhecimento técnico por parte do profissional para compressão específica. Além de outras técnicas das quais utilizamos na clínica.
O Ideal é cuidar para que isso não ocorra, como prática de atividade física adequada, alongamentos corretos, movimentos conscientes, adotar posturas corretas, fazer sessões periódicas de massagens com profissionais habilitados, etc.
Nós, da Saúde Terapia Corporal estamos aptos para atender nossos clientes em diversas áreas de tratamento, desde estética corporal e facial, até cuidados terapêuticos.
Agende uma visita e comprove.
por:
Jefferson Luiz
Prof. e Terapeuta Corporal
whatsapp: (41) 9678-4666
Nenhum comentário:
Postar um comentário