sábado, 13 de junho de 2015

ÓLEO DE GENGIBRE ALIVIA DOR LOMBAR CRÔNICA


Um grupo de pesquisadores resolveu comparar o efeito da massagem Thai X a massagem sueca com óleo essencial de gengibre. Em 164 pacientes a massagem sueca com óleo essencial de gengibre foi mais eficiente no alívio de dores nas costas, aquela famosa lombalgia. O grupo concluiu o estudo colocando o seguinte:
"Estes achados sugerem a integração da massagem Thai ou Sueca com óleo de gengibre como opções adicionais para fornecer cuidado holístico para as pessoas mais velhas com dor lombar crônica poderia ser considerado pelos profissionais de saúde. Aprofundamento da investigação sobre o uso de gengibre como um complemento para a massagem terapêutica, particularmente a massagem Thai, é recomendado."
O óleo essencial de gengibre é rico em componentes de ação anti-inflamatória poderosa. É um magnífico recurso para uso em massagens para alívio de dores e inflamações em geral. pessoas com reumatismo, bursite, LER, artrite, torções, e outros tipos de dores se beneficiam muito deste óleo. Você pode encontrar 3 tipos principais de óleo de gengibre a venda no mercado obtidos por métodos de extração diferentes. Há diferenças marcantes em seus resultados, então vamos conhecê-los melhor:
Óleo essencial de gengibre destilado
Obtido por destilação à vapor, este óleo essencial possui o cheiro do gengibre, mas na língua não possui o ardor do gengibre. É um óleo mais leve, menos aquecedor, usado até em perfumes por não arder as axilas. Tem potencial anti-inflamatório menor se comparado aos outros óleos obtidos por hidrodifusão ou CO2.
Óleo essencial de gengibre HD
Obtido por um método de destilação chamado de hidrodifusão (HD), onde o vapor ao invés de entrar por baixo no destilador, entra por cima. Isso faz o óleo arrastar compostos mais densos que normalmente não evaporam, como o gingerol e shoagol. Tais compostos, em especial o gingerol, possuem grande potencial terapêutico e são os responsáveis pelo efeito picante e aquecedor do gengibre. Este óleo é levemente picante ao paladar, e pode ser usado em massagens contra dores, em especial aquelas que se agravam com o frio (excesso de yin). É um óleo muito usado na culinária.
Óleo essencial de gengibre CO2.
Obtido por extração via CO2 hipercrítico, onde há a máxima concentração de gingerol no óleo essencial (40-50%). Extremamente picante e ardido ao paladar. Este óleo é usado na culinária também. Na massagem, promove intenso aquecimento das fibras musculares, relaxando tensões, facilitando a dissolução de nódulos de tensão, devolvendo a energia de calor (yang) aos tecidos frios e sem vitalidade. Por esquentar o local, é muito empregado em massagens redutoras para queima de gordura localizada, em geral para isso combinado a 0,5% com óleo de limão siciliano 3%.
Forma de uso para dores:
Em óleos de massagem diluições de 2-5% para o gengibre destilado, e 1-3% o HD e CO2. Gel utilize 1/3 da dosagem.

Receita de óleos para dores (analgésicos e antiinflamatórios) 5%:
Gengibre HD ou CO2 - 1%
Plai - 1%
Orégano - 1,5%
Turmérico ABS - 0,5%
Canela - 1%

Em base de óleo vegetal carreador composta por:
palmiste 50%, linhaça 25%, mamona ou andiroba 20%

Referência do estudo:
Sritoomma N1, Moyle W2, Cooke M3, O'Dwyer S4. The effectiveness of Swedish massage with aromatic ginger oil in treating chronic low back pain in older adults: a randomized controlled trial. Complement Ther Med. 2014 Feb;22(1):26-33.
Link: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24559813

Estes óleos você encontra na
LASZLO
Natural é Estar Bem!
www.laszlo.ind.br

Um comentário: